terça-feira, 22 de setembro de 2009

CUIDADOS A SEREM OBSERVADOS NA MANUTENÇÃO DE TABACOS

No artigo feito, como fazer a mistura de tabacos, deverá ser observado, que os tabacos quando são utilizados, já vem com determinado tipo de umidade, que foi determinado, na fabricação.
Os teores de umidade deverão ser mantidos, nas misturas finais.
Eu mencionei nos artigos feitos, que a mistura final, deverá ser colocada em sacos plásticos, com fecho do tipo ZIPLOCK, que se encontram à venda em supermercados.
Durante o manuseio das misturas, deverá sempre ser observados, alguns fatores interessantes, como por exemplo, o uso de luvas de plástico, para evitar a contaminação dos tabacos por agentes externos, como por exemplo; odores que são anormais, como o suor das mãos, que talvez possuam algum tipo de perfume utilizados em sabonetes, detergentes, etc.
Durante a realização das misturas, sempre observar os locais, onde são realizadas. Deverão ser observadas as condições de temperatura ambiente, assim como fazer as misturas em local não iluminado, pois estas poderão mudar as características originais, dos tabacos, modificando assim o produto final.
Não aconselho a utilização de potes de vidro, pois o vidro é higroscópico (deixa a umidade penetrar).
Quando forem colocar a mistura final, num saco plástico com fecho, ZIPLOCK
Gostaria de mencionar de verificarem o fator de umidade, e se for o caso, usem aquele recipiente, com uma válvula no topo, que pressionando espalha jatos de gotas pequenas, que se usa para umidificar as plantas.
Consiste e colocar água MINERAL, não pode ser destilado, nem outro tipo, pois somente a água mineral tem o pH neutro, e é livre de impurezas, como o cloro, substâncias alcalinas, etc.
Quando a mistura estiver pronta, colocar no saco com fecho ZIPLOCK, retirando todo o ar antes de fechar, ou seja, aconselho a fechar o saco aos poucos e ir retirando o ar, até o fechamento final.
Deverá ser lembrado que misturas, do tipo inglesa, que possuem tabacos do tipo oriental; como Virgínia e latakia, tendem a consumir mais água, então deverão ser melhores umidificadas.
Após o fechamento do saco plástico, que deverá ser do tipo de plástico mais grosso, e não do tipo de folha fina, e verificada as condições de ausência de ar; colocar o saco plástico em um recipiente plástico do tipo TAPEWEAR, que é utilizado para se guardarem alimentos na geladeira.
Este recipiente deverá ser lacrado, na tampa superior com esparadrapo, para evitar a entrada de ar.
Na parte de cima da tampa, adicionar os componentes da mistura feita, as percentagens, que entraram na preparação, peso total do tabaco, pesos individuais.
Este procedimento é aconselhado, para o caso de poderem repetir a mistura.
Em minha opinião a embalagem plástica, (TAPEWEAR), deverá ser guardada, num local escuro, seco, e claro que não seja aquecido, nem tenha qualquer tipo de cheiro.
Tempo mínimo, de estocagem 3 meses, para dar tempo para os tabacos da mistura, ficarem homogêneos, ou seja ficar uma mistura de melhor sabor final.
Gostaria de enfatizar que é muito importante a umidificação, pois se acontecer que quando forem retirar a mistura, estiver seca, poderão adicionar um pouco de água mineral, mas a mistura perderá as características iniciais, a que se destinou.
Por isso, quando resolverem retirar, observem as quantidades que deverão serem guardadas em outros sacos , menores com fecho ZIPLOCK.

ATENCIOSAMENTE,

SIGISMUNDO GREGORIO HECKERLING
gregheckerling@yahoo.com