sábado, 21 de novembro de 2009

A CÂMARA DE CONDENSAÇÃO

A CÂMARA DE CONDENSAÇÃO

É na fabricação da câmara de condensação, que sai do fornilho que se atribui, a
menor importância daquela que tem.
Pode ser longa ou curta, e ter a importância do comprimento total do cachimbo;
Eu a prefiro do tipo longa, tem mais madeira e pode ter maior absorção, e pois a raiz é mais suave e leve da ebonite.
Deve ser perfeitamente alinhada, com o furo do fundo do fornilho.
Em alguns cachimbos achamos o furo do fornilho mais alto, mas é uma solução mal feita. Então o furo e o tabaco não vão a pratica, provocar a queima e a carbonização, dando origem à formação da parede de carvão, no fornilho.
No caso de se ter, por qualquer motivo uma variedade de câmara de condensação, colocada abaixo do fornilho e com o furo, saindo na posição vertical.
Na sua parte terminal a câmara de condensação se alarga, na parte interna. É um ponto muito delicado, pois as paredes da madeira são frágeis, ou finas.
E aqui acontece um ponto interessante que devo explicar; como mencionei agora pouco que na parte terminal a câmara de condensação se alarga na parte interna,
Aqui aparece o que chamamos a perna do terminal, ou seja, uma ante câmara, ou pré câmara, que causa um resfriamento rápido, e no caso das fabricações de hoje podiam aproveitar este espaço para colocarem os filtros de 9mm, mas não resolveram deixar esta perna de câmara ou pré câmara, por não poderem explicar a função.
Vários tipos de Câmaras de condensação.

Devido ao espaço ser reduzido ao mínimo, inversamente não se condensa.
Apenas para efeitos gerais vamos mencionar alguns tipos de câmaras de condensação.
Em muitos cachimbos curvos a câmara de condensação é deliberadamenre formada com um alargamento, ou uma espécie de formação até o fundo do fornilho e da câmara; este espaço serve muito bem para resfriar o fumo e outras vantagens sem dúvida, de chegar fresco e suave na boca.
Em compensação o resfriamento provoca umidade ma câmara e forma evidentemente complicações para a limpeza.A maior parte das câmaras de condensação são acabadas com a madeira acabada e torneadas em perfeita aderência com a piteira; aderência inclusive com a linha, bem alinhadas totalmente, sem partes não que estão fora de acabamento com a total forma de acabamento do cachimbo.
Quando mencionamos madeira, também estamos fazendo referência ao BAMBÚ.
Também estamos fazendo referências às câmaras de condensação em metais (inclusive prata). Ou do material, utilizado.
As fabricações referem-se à máxima robustez de unir as partes com segurança.

A PITEIRA

Atualmente de um modo geral, são fabricadas em ebonite ( para vulcanização, goma mesclada, descoberta na Inglaterra em 1878 e aperfeiçoada na parte química). É negra e brilhante, quando é nova; dotes de dureza e elasticidade, não causa mal aos dentes, não é do tipo “”limante””(lixa). Não oxida, e é formada de metacrilato e plexigas, deve ser feita à mão. Estima-se que 80% das piteiras sejam de ebonite.
Também existem piteiras de osso, lucite, que dizem que é um aperfeiçoamento da piteiras de ebonite, com melhore soluções de materiais com relação à compressão.
E é bonita como as piteiras de âmbar.
As secções podem ser ovais, retangulares, redondas, ou o que os artesãos propõem.
As secções retangulares são as preferidas, porque alargam a entrada do fumo, evitando que seja concentrado em um ponto da língua.
O furo parte da piteira com diâmetro de 3mm, e quando chega no final, , da embocadura com uma fissura de 1,5mm e larga até 7mm.
A ESPESSURA TOTAL DE UM FURO NA EMBOCADURA Ë DE NORMALMENTE DE 4mm.Então funcionará de modo cômodo
Gostaria de fazer uma menção que considero importante, nos cachimbos antigos,
A piteira(que é também a câmara de condensação), possuía a furação de 1,5mm a 2mm, e não como hoje que utilizam na saída da piteira até o fornilho 3,5mm a 4mm; isto faz parte de uma pesquisa que fiz em muitos cachimbos, e é de minha opinião.
Os diversos tipos de piteiras, vamos chamar assim para facilitar, depende dos tipos utilizados pelos diversos fabricantes e artesãos.
Não vou prosseguir pois estaria entrando numa fase que trataria de filtros e sistemas, que outros amigos já entraram e deram suas opiniões.