terça-feira, 24 de novembro de 2009

DESIGN DE CACHIMBOS COM W.Ø.LARSEN.


DESIGN DE CACHIMBOS COM W.Ø.LARSEN.

Como de costume, quando realizo viagens ao exterior, costumo visitar entre os diversos lugares, os Países Escandinavos.
Pois tenho afinidade com determinados lugares. E no Brasil, tenho entre outros, amigos da colônia escandinava.
Numa de minhas viagens, em 1992, estive na Dinamarca, e entre outros lugares, estive na Rua STROGADE, ( rua de pedestres), e visitei a loja de W.Ø. Larsen, que possui um museu, ao lado.
Vendo os maravilhosos cachimbos, que eles produziam, acabei fazendo amizade com o Øle Larsen , que me convidou a participar dos design de cachimbos que ele fazia.
Quero deixar bem claro, que as descrições de design de cachimbo, são, efetuadas em primeiro lugar em desenhos no papel, e posteriormente somente em madeiras de alta granulação e veios perpendiculares, que são separadas no início da escolha de madeiras a serem trabalhadas.
Então durante pouco mais de duas semanas eu comparecia, ao escritório dele e ficava durante horas conversando com ele.
Pacientemente, ele me ensinou a como fazer os design internos dos cachimbos, ou seja, os cachimbos, são feitos inicialmente pela parte interna dos fornilhos.
Ë uma idéia interessante, pois é baseado, da mesma maneira como são feitas as lareiras, nas casas, onde a fumaça produzida pela queima dos tabacos, deve ser dirigida à câmara de condensação, onde ocorre que ela é levada como se fosse num tubo de VENTURI ; a passagem é feita através, de uma aspiração forçada, para evitar que a fumaça fique presa no fornilho, ou no caso das lareiras, volte para o interior das casas.
Claro como ficou demonstrado, este processo só é feito em cachimbos de no mínimo, médios tamanhos de fornilho, e com design especial.
Outro ponto interessante é que, é dada a preferência a cachimbos de maiores tamanhos.
Existem muitos modelos, para serem mencionados, apenas vou citar a essência, do que foi dito, a fumaça dos cachimbos deve correr, ou escorregar pelas paredes dos fornilhos, suavemente, e penetrar na câmara de condensação, sem nenhum tipo de bloqueio, enfim uma fumada agradável.
Por exemplo, verifiquei que este conceito é seguido em parte por outras fábricas, que porem esquecem de continuar com a teoria, nas entradas para as câmaras de condensação.
São estes pontos e outros que identificam a qualidade, de conhecimento dos artesãos.
Isto facilitará as fumadas com os mais variados tipos de tabacos, e vejam o mais interessante, na Dinamarca, as maiorias dos tabacos, fumados, são do tipo flakes, então, percebemos que as idéias anteriores fazem sentido.
Adquiri na loja dele, alguns modelos específicos, para o uso de tabacos flakes.
Na loja dele, uma observação; todos os cachimbos que vi, no geral, de várias qualidades eram feitos à mão.
Conversando com ele, que me disse fazia os cachimbos com design internos de fornilhos, em casos onde sabia que a madeira era de excelente qualidade.
Pois somente quando a parte interna estava feita, é que iria se importar com os tipos de cortes, ou desenhos, das formas do cachimbo.
Posteriormente, irei anexar uma dedicatória que o Øle Larsen, fez para mim e o meu clube de cachimbos.
Gostaria, de ter tido tempo para conversar mais com ele, pois era uma pessoa muito boa.
Infelizmente, ele faleceu, e os parentes estão dirigindo os negócios e não sei que rumos tomaram na fabricação dos cachimbos.
Posso dizer que os cachimbos que adquiri de excelentes qualidades, e outros de média, qualidade, foram todos feitos para o prazer dos fumantes.