quinta-feira, 13 de agosto de 2009

CURIOSIDADES SÔBRE CACHIMBOS DA ITÁLIA




Vc sabe que passo quase o tempo todo, lendo e escrevendo artigos, pois como vc sou um apaixonado por literaturas de cachimbos, e de fuma-los.
Estive lendo um artigo de cachimbos italianos;
Como os automóveis italianos e roupas, uma dos estilos da Itália de fabricação de cachimbos, sempre foi determinado pelos estilos. Por exemplo, Castello foi uma dos primeiros cachimbos da Itália que fabricou uma forma de , conhecida acabamento único
de tipo rústicamento(êles chamam de acabamento Sea Rock*rocha do mar*; mais tarde, Ascorti referiu se a isto como acabamento final. dêles).
Entretanto isto é confundido como jateamento de areia sob pressão (sandblastig), rústicamente é atualmentemuito utilizada manualmente, acabamento da superficie(skillfully)
Outra tecnica de escavar é a New Deer (tipo camurça), de acabamento, que Ascorti foi o pioneiro. Isto envolve cuidadosamente, pequenas partes da madeira ao redor de circunferências do fornilho. dando uma rugosa superficie, com uma aparencia de testurizada. Radice pegou esta ideia e fez a famosa "cêra de vela"nas gravações.
êle e outros artesães de cachimbo, escavaram a madeira e escavaram a madeira, nas camaras de condensação e sempre se confundiam, com o bambu.
Mastro de Paja foi durante algum tempo, uma das maiores fábricas na Itália. Agora sob a direção de Alberto Montini, Mastro de Paja é quem faz algumas das mais atrativas,
em design, cachimbos que saem da Itália.
Os cachimbos Castello usam dois diferentes logos(desenhos): em um deles esta estampado na madeira,perto da piteira, uma faixa branca, que sómente é usada para não exportação de cachimbos para U.S.A., e o acabamento da pedra diamante, que agora é reservada para séries especiais de colecionadores. Eu tenho exatamente êste.modelo, tipo canadense.
Com a quantidade de artesães de cachimbos, entrando no mercado e sendo descobertos todos os dias, é refrescante saber que a Itália renascentista, continua avannçando


-SAVINELLI -UM RESUMO DA HISTORIA .
As Marcas Savinelli e Brebbia sempre andaram juntas, mas vamos falar apenas da MARCA SAVINELLI.

A MAIOR INDUSTRIA ITALIANA DE CACHIMBOS, E UMA DAS MAIORES DO MUNDO, TEM A POSIÇAO DE SER DE PROPRIEDADE INDIVIDUAL.

A origem foi em torno de 1876 quando, Achille Savinelli ABRIU UM NEGOCIO DE ARTIGOS PARA FUMANTES NA RUA (VIA) OREFICI, NO CENTRO DE MILÃO. Eram vendidos cachimbos de baixa qualidade.
As marcas SAVINELLI e BREBBIA sempre andaram juntas. Tive que repetir, pois nessa loja somente eram vendidos cachimbos ingleses e franceses, de baixa qualidade de material.
Em 1947. o neto do fundador em que o primeiro nome tambem era Achille, e juntamente com seu primo Enea Buzzi queriam mudar a produçao e produzir cachimbos de ALTA Qualidade da ITALIA tambem.
Mas os empresarios tinham personalidades diferentes e incompativeis.
Como consequencia, decidiram se separarem e assim e que BREBBIA e SAVINELLI, foram fabricadas em MOLINA DI BARASSO a 10KM de BREBBIA.(ADICIONEI esta explicação para entenderem melhor o resumo inteiro, que como disse e apenas um resumo).

Mais ou menos nessa época, dois irmãos de ACHILLE, abriram um negocio análogo( parecido), em Gênova.

Esta atividade comercial teve acompanhamento, do cachimbo moderno.

Entrou no negocio, da Rua Orefici, em 1920, Carlo Savinelli (filho de ACHILLE). Um apaixonado por cachimbos, de todas as formas e desenhos possiveis e imaginarios. E em comemoração a ele, foram colocados o nome de Savinelli, nas duas produçoes.

E o primeiro produto Savinelli feito, diretamente em torno de 1947, de afirmaçao, de um nome preciso e de forma italiana.

A Savinelli reconheceu o mérito duramente conquistado, com reconhecimento internacional, de uma linha italiana de cuja origem não se discute.

Do estabelecimento de Molina di Barasso, ao sul do lago de VARESE, o cachimbo que se espalhou, por todo o mundo.

O Japão tem a sociedade de distribuiçao de series do ¨¨ PONTO DE OURO¨¨, e da ¨¨JUBILEU¨¨, como ¨¨MISTER G¨¨ (GIANCARLO perpetuou a dinastia Savinelli com o Sistema Seco ( Filtro de madeira Balsa), e outra conhecida como e a AUTOGRAPH ( com a pequena assinatura), (ou sigla), feita a mão, e com letras douradas.

A Savinelli nunca teria de viajar longe para ver o artesão com uma caracteristica do tipo imaginativo, impressionante, ALBERTO PARONELLI, desde que sua fabrica e localizada perto do museu.O negocio e a loja estao situados em milao.

Aproximadamente 140.000cachimbos de varios tipos de qualidades, sao produzidos a cada ano. Entretanto faziam cachimbos de baixa qualidade, como produtos da SAVINELLI.

As famosa series de AUTOGRAPH com as iniciais AS.Podemos ressaltar que falar de alto grau, que os colecionadores apreciam, e 000, que e muito apreciada.

Atualmente uma das ultimas palavras em madeiras para cachimbos, e as usadas nos modelos da serie LINEA PIU 5.

Vamos fazer uma analogia, se eles faziam entre 100 modelos de diferentes tipos em 22 series; se forem multiplicados os diferentes tipos de acabamento rustico e polidos, cores normais e escuras, o numero e inestimavel.

Existe tambem um dos problemas de fumantes (cachimbeiros), que nao estao interessados nas series de AUTOGRPH, mas sim nas series de JUBILEU DE OUR, series que possuem pontos de ouro para identificar, ou dotes de ouro, e outros tipos.

A SAVINELLI quer atrair e conseiderar, produtos para diferentes tipos de fumantes de cachimbo.

ACHILLE faleceu em 1987.

ENEA BUZZI que começou a produzir cachimbos, junto com ACHILLE SAVINELLI, tem agora seu proprio negocio( que e a BREBBIA), e que foi passada a seu filho Luciano.( VIDE NOTA ADICIONADA).

Apequena cidade de BREBBIA pode ser alcançada ao norte do lago VARESE, e se misturam pois sao perto uma da outra.

Depois da separação da SAVINELLI, eles iniciaram a selecionada MPB(Manufaturas das Pipas Cachimbos BREBBIA).

Desde 1968 ele se chamavam somente BREBBIA.

E apenas um resumo.