quarta-feira, 26 de agosto de 2009

A FABRICAÇÃO DOS CACHIMBOS HOJE

Entretanto é melhor falar sobre os cachimbos modernos, e os métodos atuais de fabricação, pois mudou nos últimos cem anos, que é como deveria ser como um dos mais pessoais e individualistas do tipo de pessoas de hoje.
Antes da II Guerra Mundial, era possível comprar altas qualidades de Briar (madeira), eram feitas desde 250 anos de idade. Mas com o crescimento da popularidade do cachimbo, os Briares antigos, foram usados, e altas qualidades de cachimbo eram feitas a partir de Briares de 100 anos de idade .
Os artesãos, geralmente só trabalham com madeiras de alta qualidade. Caso não trabalhem com as de primeira linha, utilizarão as de segunda linha, e assim por diante conforme as divisões de cada tipo , sempre procurando as de melhor qualidade.
Apenas para mencionar, existem dois estilos de grãos, ou veios, achados nas madeiras, de alta qualidade :
1) veios perpendiculares(straight grain);
2) olhos de pássaros(bird eyes), que são o final dos veios.
Existem artesãos, que só trabalham, com os briares de 1a linha, buscando o veio perfeito, do briar, e não tanto com a forma, que pudessem obter do briar disponível.
Hoje em dia o número de fumantes de cachimbo, continuou a crescer, e a qualidade dos Briares, começou a decair. Inclusive com o fato de Briares de alta qualidade, tornou-se difícil de achar artesãos para trabalhar.
Entretanto, os fumantes de cachimbo de hoje, tornaram-se mais sofisticados, e a procura de Briares de alta qualidade tornou-se difícil, para seus cachimbos, inclusive com o aumento do preço.
Atualmente, os melhores cachimbos são produzidos com Briares de 50-75 anos de idade, entretanto ocasionalmente algumas raridades são encontradas.
Nas lojas mais simples podem se achar Briares de menos de 50 anos de idade, e menores ainda.
A combinação da densidade da madeira, porosidade e gramatura dão o visual das características, do envelhecimento da madeira aos artesãos e finalmente ao fumante de cachimbos.
Como exemplo, de como a situação de Briares mudou, durante os anos de 1970, os Briares de alta qualidade, eram em torno de 5%. Outros 15% eram os de 1ª linha.
Imaginem a situação atual. Por esse motivo, tornou-se a produção de cachimbos com métodos mais modernos de tratamento, das madeiras para retirarem as seivas e resinas, para os fumantes terem uma boa impressão inicial.
Assim como os acabamentos externos, de formas rústicas, com jateamentos de areia (sandblasting), ou polidas, e outros tipos de acabamento, para melhorar o visual dos cachimbos.