sábado, 15 de agosto de 2009

RESUMO DOS CACHIMBOS CHARATAN

Os cachimbos da marca Charatan, inicialmente feita por Frederick Caharatan, um imigrante russo, em 1863 em Londres. Quando Caratan saiu, o filho Reuben assumiu a direção, por volta de 1910. A esposa de Reuben vendeu, quando ele faleceu.
Iniciaram fazendo os seus próprios cachimbos de briar, a partir de ebauchons, durante aproximadamente 97 anos, até 1960, totalmente dirigida pela família Charatan. Os cachimbos da marca Charatan, eram considerados os melhores cachimbos do mundo.
Existia um comentário por volta de 1960, que a Dunhill, a Comoy, a Barling e os outros, faziam formas perfeitas sem se preocuparem com a aparência dos veios do briar, enquanto a Charatan buscava o veio perfeito, do briar, e não tanto com a forma. E este comentário era verdadeiro. Os fabricantes de cachimbos Charatan sempre procuraram o melhor veio, que eles pudessem obter do briar disponível.
Charatan não fazia os seus cachimbos, similares a qualquer dos outros cachimbos, da época. As outras companhias usavam, novas máquinas automatizadas para dar forma aos seus cachimbos, assim eles obtinham somente o que a máquina produzia.
Os cachimbos da marca Charatan eram feitos a mão desde o início e assim foi enquanto a fábrica de Prescott Street esteve em serviço.
A Charatan não tinha condições de fazê-los diferentemente. Eles não possuíam o maquinário necessário para produzir um cachimbo, de máquinas automatizadas, até que a Ben Wade foi comprada em 1965, e, até 1973, eles ainda não tinham substituído as máquinas na fábrica da Prescott Street.
Os cachimbos mudavam o logotipo CP, conforme novos tipos de fabricação.
Seus mestres artesãos eram capacitados o suficiente, mas nunca exatamente.
A única maneira de se obter um cachimbo feito desta maneira nos dias de hoje seria comprar de pessoas como Mark Tinsky, David Jones, Bo Nordh ou outros.
São poucos os mestres artesãos que fazem tudo a mão. Os mestres da marca Charatan não usavam máquinas de qualquer tipo, formão e lixa eram o suficiente para seu trabalho.
A Charatan não utilizava formas de retirar a seiva, como outros faziam. Usavam os métodos antigos. Extraia as seivas do briar, através de cozimento a vapor sob pressão, e depois secava o briar em estufa, por um extenso período de tempo.
Tinham a menor parcela de desperdício, de que qualquer de outros modos.
Este método, permite a madeira, ficar com os poros completamente abertos e nenhum sabor desagradável ou seiva restava na madeira.
A razão deste trabalho extra por parte da Charatan não era para apressar a cura do briar, e sim para deixar que a madeira estivesse completamente livre das resinas e seivas que pudessem deixar, qualquer sabor na fumada.
Outros utilizam processos de secagem das madeiras ao ar ( depois deles terem sido fervidos na primeira parte do processo), e presume-se que, sempre sobra algum sabor das resinas e seivas.
Na realidade, a Dunhill iniciou o seu "oil curing" originalmente para se ver livre das mesmas seivas e resinas. Os óleos que a Dunhill usava deixam o seu próprio sabor. E usavam outros processos para melhora o produto.
Em 1960, a Charatan foi vendida para a Lane Limited. Com exceção da introdução da piteira Double Comfort, a Lane deixou a companhia sozinha, dirigida pelos seus próprios funcionários, até por volta de 1965. No final de 1965, a Lane reestruturou a fábrica, como se verá abaixo, o que gerou o mito dos cachimbos "pré-Lane" e "pós-Lane".
Em 1978 ou 1979, a Dunhill comprou a Lane Limited, e este foi o fim da marca Charatan. Por mais de um século, a Charatan fez o melhor cachimbo do mundo.
Por volta de 1982, a Dunhill tinha fechado a fábrica da Prescott Street, e todos os Charatans tornaram-se, Dunhill, acabou a concorrência. Entre 1978 ou 1979 e 1982, os Charatans eram feitos na Prescott Street, mas marcados, por ordem da Dunhill, com a marca D.C. O que se pode dizer dos cachimbos Charatan Belvedere, feitos até 1965. Os Belvedere These possuíam veios bem retos, mas de gramatura fraca. Estes eram os Charatans lisos de classe inferior e tingidos cor de ameixa para realçar os veios.
Os Belvederes eram cachimbos de aprendizes, encontrados em um número reduzido de formas. Os bons eram classificados e vendidos, enquanto os com defeitos ou pequenas marcas eram descartados.
Posteriormente, os cachimbos da marca Charatan, continuaram a serem fabricados, mas com qualidades, completamente diferentes, das anteriores.

OBS; Sempre dei grande importância, aos mestres que conhecem e sómente utilizam as madeiras de veios de excelente qualidade, e com a concentração, dos grãos da madeira, pois, quando bem tratada, mesmo com antigos métodos, tem se um ótimo cachimbo.